Dívida pública da Espanha atinge proporção recorde do PIB 

A dívida pública da Espanha chegou a 92.2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, no primeiro trimestre de 2013, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (13), pelo Banco da Espanha. A porcentagem histórica, equivalente a 942,76 bilhões de euros, supera o previsto em abril para todo este ano em curso, de 91,4%. 

De acordo com o Banco espanhol, o aumento da dívida pública, acima do previsto, é resultado de um endividamento de 818,38 bilhões de euros, que supõe 20,3% a mais do que o ano passado.

A economia espanhola, com seis milhões de desempregados, havia previsto que a dívida pública chegaria a 85,8% do PIB em dezembro de 2013, cifra que quase foi alcançada ainda em 2012. Neste período, do ano passado, a dívida espanhola era de 77,5% do PIB.

A dívida das 17 comunidades autônomas da Espanha (dotadas de autonomia legislativa e competências executivas, bem como da faculdade de se administrar mediante representantes próprios) chegou aos 193,3 bilhões de euros, 14,8% a mais do que no segundo trimestre do ano passado.

Trata-se de um recorde também um recorde nos distintos setores, especialmente em saúde e educação, endureceu o acesso aos subsídios por desemprego e facilitou o despedimento.

Com HispanTV