Audiência Pública debaterá Extrema Pobreza em Fortaleza

Por iniciativa do deputado estadual Lula Morais (PCdoB), a Assembleia Legislativa do Ceará realiza nesta segunda-feira (21/10), audiência pública para debater o "Mapa da Extrema Pobreza em Fortaleza". A atividade acontece a partir das 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

De acordo com o último relatório do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o “Mapa da extrema pobreza”, expõe a realidade da existência de 134 mil pessoas vivendo em situação de extrema pobreza em Fortaleza, ou seja, com até R$ 2,33 por dia ou menos de R$70,00 mensais. Para o parlamentar, fica explícita a necessidade de políticas públicas por parte da Prefeitura de Fortaleza para incluir essa parte da população, oferecendo-lhe condições mais dignas de vida.

O parlamentar ressalta que, nos últimos dez anos, desde o governo do presidente Lula, a extrema pobreza foi reduzida em todo país e um dos motivos foi o programa Bolsa Família do Governo Federal que na última terça-feira (15/10) foi premiado internacionalmente pela Associação Internacional de Seguridade Social (Issa), na Suíça, mas é preciso ações para que a extrema pobreza possa ser zerada no país.

Entre os bairro que apresentam mais índice de pobreza estão : Conjunto Palmeiras, com 6.277 pessoas extremamente pobres; Jangurussu (5.511 pessoas); Granja Lisboa (4.949 pessoas); Barra do Ceará (4.808 pessoas) e Mundubim (4.521 pessoas).

Noutro extremo, os bairros que apresentaram os menores percentuais nessa condição foram: Cidade 2000 (0,41%); Dionísio Torres (0,43%); Gentilândia (0,45%); Joaquim Távora (0,53%) e Praia de Iracema (0,61%).

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB-CE)