Chineses conhecem gerenciamento da mobilidade em Campinas

Uma delegação de políticos e técnicos chineses está em Campinas. Recepcionados por Sérgio Benassi, secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e por Beatriz Gusmão, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o grupo pôde ter um panorama da gestão política-administrativa da cidade e saber como é feito o gerenciamento da mobilidade em Campinas.

cin - DCM?Emdec

Na recepção, Benassi apresentou toda a equipe da Emdec. Expôs os obstáculos para gerenciar o trânsito e transporte na cidade. Mostrou os dados que revelam que Campinas tem praticamente um veículo por habitante e demonstrou que a política de valorização do veículo individual está superada historicamente, sendo preciso planejar e investir cada vez mais em transporte público coletivo de qualidade. Os gerentes de Fiscalização e Operação, Carlos Aparecido de Lima, e de Controle Operacional, Willy Lin, também fizeram exposições mais detalhadas sobre seus setores.

“É uma honra receber a delegação de uma das nações mais importantes do mundo, que tem um papel fundamental na direção das políticas globais. Vamos mostrar como fazemos, mas esperamos aprender muito com vocês”, disse Benassi, dirigindo-se aos representantes da China.

O secretário Benassi chamou a atenção da comitiva para os equívocos de uma política de transporte individualizado, que além dos congestionamentos e poluição é responsável pela violência no trânsito, com número elevado de acidentes e mortes. Afirmou aos estrangeiros que é necessário, como a Emdec tem feito, planejar e investir no transporte público coletivo e em campanhas educativas, já que 50% das mortes no trânsito têm relação com direção e álcool, além da imprudência ao volante. Mais da metade dos mortos no trânsito são homens, jovens e alcoolizados pilotando uma moto.

O grupo conheceu o projeto BRT (Bus Rapid Transit, ônibus de trânsito rápido), que terá dois corredores de ônibus exclusivos ligando o Centro às regiões do Ouro Verde e Campo Grande. As obras devem começar no primeiro trimestre do ano que vem. Também foi apresentado o Plano Cicloviário de Campinas, que visa construir 120 km de ciclovias nos próximos 4 anos.

Em nome do povo chinês, Gao Jiangang agradeceu pela realização da reunião e a troca de experiências. "Este é o nosso primeiro encontro, não o único”, afirmou. Jiangang representa o Ministério dos Transportes da República Popular da China.

Outro representante é o secretário de Transportes da província de Shandong, Xie Tao. Sua província é equivalente a um estado no Brasil, com população de 100 milhões de habitantes, cerca de metade da população brasileira. Outra província representada, Funjian, possui 60 milhões de moradores. A menor cidade representada pela comitiva, Wuxi, possui 4 milhões de habitantes.

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura