Maioria dos venezuelanos aprova a gestão de Maduro, diz pesquisa

Grande parte dos venezuelanos avalia a gestão do presidente Nicolás Maduro como boa ou excelente, revelou neste domingo (20) uma pesquisa de opinião conduzida pela International Consulting Services (ICS) e divulgada pela mídia nacional. A análise vem apenas um dia depois de Maduro completar seis meses no cargo. 

"Vamos construir uma Caracas socialista", diz Maduro - Chris Young/AFP

Entre maio e outubro, mais de mil pessoas ao redor do país foram consultadas sobre diversos programas governamentais desenvolvidos na nova administração. Os entrevistados foram selecionados de forma aleatória por amostrar e classificados de acordo com sexo e idade.

O projeto “governo nas ruas”, elaborado pelo presidente para incentivar o contato entre autoridades e a população, foi a iniciativa mais bem avaliada entre os venezuelanos. Cerca de 67% disseram que o programa é muito positivo e apenas 30% se disseram contrários à política.

Leia também:
Eric Nepomuceno: A Venezuela e seus labirintos
Maduro quer pobreza zero na Venezuela até 2019


Em relação à questão da segurança no país, 61% dos entrevistados disse sentir diferença depois do Plano Patria Segura, um novo programa governamental que, segundo dados oficiais, conseguiu diminuir em 53% os delitos. Apenas 24% disseram que a situação de insegurança não foi alterada.

Mais da metade dos entrevistados (57%) também afirmou que aprova o desempenho de Maduro nos assuntos econômicos, enquanto que 42% reclamaram das medidas adotadas. Para enfrentar a grave crise econômica no país, a presidência está realizando uma série de medidas.

A avaliação positiva do governo de Maduro a apenas dois meses das eleições municipais dão importantes indicativos de que os chavistas podem ser vitoriosos. Em dezembro, os venezuelanos irão escolher representantes para os 335 cargos locais.

A oposição venezuelana, que perdeu nas eleições presidenciais e estaduais, está depositando todas as suas fichas no pleito, que definiu de “plebiscito”.

Fonte: Opera Mundi