UMES de Chapecó realiza seu XXII Congresso

 


Plenária final da XXII Congresso da UMES de Chapecó
O XXII Congresso da União Municipal do Estudantes Secundaristas (UMES) aconteceu às duas horas da tarde do dia 20 de outubro (domingo). No encontro realizado no auditório do Sindicato dos Bancários esteve reunido estudantes do ensino fundamental e médio, ensino técnico e pré-vestibular de Chapecó que integram esta entidade, ainda representante da UBES e UCE, bem como autoridades convidadas pela organização do evento, os vereadores do poder legislativo, Cleiton Fossá e Cesar Valduga, respectivamente PT e PCdoB. 

A UMES é a entidade de luta em defesa dos direitos estudantis e tem grande peso na história das bandeiras levantadas pelo movimento no Brasil. Em Chapecó foi a primeira a ser reconstruída pós-ditadura militar. A história desta união estudantil sempre teve como principio o processo de participação aberta de todos os estudantes, sendo assim democrática. A cada gestão é necessário realizar um congresso onde os estudantes possam se manifestar e eleger a nova diretoria.

Para o Vereador Cleiton Fossá "O movimento dos estudantes é um celeiro de lideranças. Precisamos resgatar aquela rebeldia com causa". Enfatiza ainda, "eu não quero contratar um segurança para poder fazer o meu trabalho, mas necessito do movimento estudantil do lado dos verdadeiros representantes do povo, para que possamos construir dias melhores para todos". Este que observou e se alegrou com a grande presença do gênero feminino no congresso.

Além de motivar a eleição da nova direção para a entidade, o congresso teve como objetivo debater as necessidades dos estudantes e as bandeiras de luta que serão defendidas na próxima gestão de 2014. Bandeiras locais como lutar pelo Passe Livre Estudantil, contra o bloqueio do cartão dos estudantes nos domingos e afins. Ciclovias em nossa cidade, a democratização direta para diretores nas escolas, bem como, a presença de Grêmio Estudantil em todas. Lutar por espaços culturais gratuitos e de lazer para a juventude. Além de defender bandeiras a nível nacional por mais investimentos na educação, utilizando os 10% do PIB para a categoria, contra a Homofobia, contra a redução da maioridade penal, bem como discutir uma reforma curricular no ensino médio.


Talia Leite, estudante secundaríista eleita Presidenta da UMES Chapecó
 
A chapa "Vem Pra Rua", eleita por unanimidade no congresso, se propôs a organizar grêmios estudantis em no mínimo 50% das escolas  na cidade até o final da gestão, um longo e árduo trabalho da diretoria presidida pela estudante do ensino médio e militante da UJS (União da juventude Socialista) Talia Leite, "o orgulho é imenso de ver todos vocês e sentir que querem reconstruir esta entidade tão importante para nosso município junto com essa nova diretoria que tem seus ideais e vamos pra rua todos nós." Ainda relata "é inaceitável que uma cidade como Chapecó não ofereça Passe Livre para os estudantes, para que estes tenham o direito à cidade, o direito de ir e vir, considerando que somos estudantes o dia inteiro, seremos contra o bloqueio do cartão de estudantes, e assim como, toda forma de repressão ao movimento estudantil", discursa a estudante.
*Élida Vieira
Vermelho/Chapecó