Venezuela derruba aeronave suspeita de transportar drogas
As forças armadas da Venezuela derrubaram, neste domingo (20), uma aeronave, a terceira desde a última semana, suspeita de transportar drogas. De acordo com o presidente do Escritório Nacional Antidrogas, Alejandro Keleris, tratam-se de máfias do tráfico de drogas que buscam usar “nosso país como plataforma de distribuição e que violam o espaço aéreo” do país.
Publicado 21/10/2013 16:16
De acordo com Keleris, a aeronave se recusou a responder aos chamados das autoridades da Marinha que executou perseguição realizada no estado de Apure, na fronteira com a Colômbia. Por estes fatos, concluíram que o avião carregava drogas.
No início deste mês, o presidente Nicolas Maduro anunciou que aplicaria imediatamente uma lei para interceptar e abater aeronaves suspeitas.
O fato ocorre após a prisão, realizada na sexta-feira (18), de quatro funcionários do aeroporto da Venezuela envolvidos no caso do contrabando de 1,3 toneladas de cocaína realizado no voo Caracas – Paris da Air France, ocorrido em 11 de setembro, e com a apreensão de 280 quilos de cocaína em um barco da Venezuela em águas do Caribe em 10 de outubro.
Presidente Maduro atribuiu o episódio a uma conspiração realizada pela Agência Antidrogas dos EUA (DEA , por sua sigla em Inglês), para taxar a Venezuela como um narco-estado. A Venezuela deixou de cooperar com a DEA desde o governo do falecido presidente Hugo Chávez
Com informações do La Jornada