Comissão de Estudo da Câmara debate Mais Cultura nas Escolas

Foi realizada na tarde de 21/10, na Câmara Municipal, a segunda reunião ordinária da Comissão Especial de Estudo do programa Mais Cultura nas Escolas. Além de seu presidente, o vereador Gustavo Petta (PCdoB), estiveram presentes os vereadores Luiz Carlos Rossini (PV) e Paulo Búfalo (PSOL), o diretor pedagógico da Secretaria de Educação, Júlio Moreto, o diretor da Secretaria de Cultura, Gabriel Rapassi, e o produtor cultural Alexandre Sônego.

Com o objetivo de discutir e elaborar, conjuntamente com representantes do poder público e da sociedade civil, um edital voltado para Campinas que amplie nas escolas do município o programa do governo federal Mais Cultura, a comissão tem avançado em seu objetivo, segundo Petta: “Estamos coletando a opinião de especialistas e ouvindo as partes diretamente interessadas no programa. O próximo passo será envolver as escolas e os agentes culturais na discussão”, disse.

Gabriel Rapassi frisou a importância de se pensar em políticas públicas que sejam permanentes, independente de governos: “Neste sentido, o Mais Cultura é fundamental para garantir uma educação de qualidade às futuras gerações”. O diretor declarou o apoio da Secretaria de Cultura aos planos da comissão: “A Secretaria está totalmente envolvida na ideia da ampliação do programa”.

A mesma disposição foi demonstrada pelo diretor pedagógico Júlio Moreto, que indicou o nome do educador e coordenador técnico Luiz Cappellano para representar a Secretaria de Educação na discussão sobre o edital: “É a pessoa mais indicada, por sua competência e seu envolvimento com o programa Mais Educação, que originou o Mais Cultura. Ele (Cappellano) vai acompanhar todo o processo de construção do edital”, comentou.

A próxima reunião da comissão acontecerá no dia 13 de novembro, no Plenário da Câmara, e terá como convidados diretores de escolas públicas e agentes culturais de Campinas. A previsão é de que o edital esteja pronto no dia 2 de dezembro, quando deverá ser apresentado ao prefeito Jonas Donizette. As reuniões da comissão são abertas à imprensa.

Saiba mais

O Mais Cultura nas Escolas consiste em uma iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), com a finalidade de incentivar, por meio de repasse de recursos às instituições públicas de ensino, o encontro de experiências culturais e do projeto pedagógico das escolas. Acesse o Mais Cultura em http://www.cultura.gov.br/maisculturanasescolas

De Campinas, com texto da Assessoria de Imprensa do vereador Gustavo Petta