Debate público resgata a memória de líder de revolução negra

No próximo dia 12 de novembro (terça-feira), o plenário da Câmara Municipal de Campinas abrirá suas portas para o debate público “Diogo Rebolo e a Senzala Insurgente: Revolução Negra em Campinas”, às 19 horas. O evento, que antecipa as comemorações pela Semana da Consciência Negra, é uma realização do mandato do vereador Gustavo Petta (PCdoB) com o apoio da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) e da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR).

diego - Divulgação

O debate contará com a presença do historiador Ricardo Figueiredo Pirola, autor do livro “Senzala Insurgente” (Editora da Unicamp, 2005), que apresentará ao público a história do escravizado Diogo Rebolo, que viveu em Campinas nas primeiras décadas do século 19 e liderou um dos maiores planos de insurreição de escravizados da história do Brasil, em 1832. Caso o plano de libertação não houvesse sido descoberto pelos senhores de engenho, “a história de Campinas teria sido outra”, afirma o autor.

A insurreição sufocada de 1832 mobilizou centenas de cativos de nada menos que 15 engenhos de açúcar da Vila de São Carlos (hoje Campinas) e teve em Diogo Rebolo sua grande liderança. No debate, Pirola irá reconstruir a trajetória de vida do escravizado – da captura na África à chegada em Campinas e o envolvimento com a luta por liberdade –, além de analisar a trama dos revoltosos dentro do contexto histórico da época. “A família constituía o centro da organização política do grupo: os laços de parentesco estabelecidos, bem como a preservação do legado cultural africano na rotina das senzalas, deram coesão e sustentação ao movimento subversivo”, explica o historiador.

“Resgatar a memória de personagens como Diogo Rebolo é importante porque ajuda a reconstruir também a história dos negros, em grande parte esquecida ou menosprezada. Pelos ideais de liberdade que defendeu até o fim, Rebolo deve ser alçado à condição de herói campineiro”, diz Marcelo Reis, coordenador da Unegro.

Serviço

Debate público: “Diogo Rebolo e a Senzala Insurgente – Revolução Negra em Campinas”, com o historiador Ricardo Figueiredo Pirola
Dia 12 de novembro, às 19h – Entrada franca
Câmara Municipal de Campinas (Av. Eng. Roberto Mange, 66, Ponte Preta)