Gustavo Petta viaja à China em busca de parcerias estratégicas

A convite do governo chinês, o vereador Gustavo Petta (PCdoB) embarca para a China na quinta-feira (31/10). A viagem terá como objetivo principal a busca de parcerias estratégicas para Campinas, sobretudo nos setores de tecnologia, esporte e mobilidade urbana. O parlamentar cumprirá intensa agenda de trabalho. A visita terá a duração de dez dias e todas as despesas serão custeadas pelo governo chinês.

Em conversa com o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Samuel Rosilho, Gustavo Petta se comprometeu a “vender” a imagem de Campinas a possíveis investidores chineses: “Levarei na mala kits informativos sobre a nossa cidade e devo me reunir com empresários e políticos locais para falar de nossas potencialidades. O intuito é fazer com que empresas chinesas venham a se instalar em Campinas”, diz o vereador.

Além disso, Gustavo Petta conhecerá a estrutura e o funcionamento do Trem de Alta Velocidade, que pode atingir 550 km/h, e conversar com especialistas em mobilidade urbana em Pequim: “A questão da mobilidade na China tem números impressionantes. Um país superpopuloso cujos habitantes conseguem se locomover com rapidez e agilidade. Podemos aprender muito com a experiência chinesa”, afirma.

Segundo o parlamentar, o maior desafio do governo chinês quanto ao transporte tem sido fazer com que as pessoas voltem a utilizar a bicicleta: “O uso de bicicleta caiu muito nos últimos dez anos, mas a China tem implantado novas políticas públicas para incentivar e facilitar seu uso. Vou acompanhá-las e verificar quais delas poderão ser aplicadas no plano cicloviário de Campinas”, revela.

Na sequência, Petta irá se reunir com representantes do Comitê Olímpico Chinês e reforçar o convite para que as delegações do país fiquem hospedadas em Campinas durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016: “Campinas oferece bons hotéis, restaurantes e centros de treinamento, além de aeroporto que está sendo ampliado. Seria um sonho hospedar a delegação da China, pois ela deixa legados muito positivos por onde passa, inclusive em infraestrutura”, diz.

Na agenda do vereador constam ainda um almoço com o vice-ministro do Departamento Internacional do Partido Comunista da China, visita ao Palácio Imperial e participação em palestra sobre o Êxito da Reforma e Abertura da China. O retorno à Campinas está previsto para o dia 11 de novembro.

De Campinas, com texto de Bruno Ribeiro, da Assessoria de Imprensa do vereador