Senadora comemora resultado do leilão do Campo de Libra 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou em Plenário a venda em leilão do Campo de Libra, a primeira área de jazidas petrolíferas do pré-sal que será explorada sob o regime de partilha. Para a senadora, a prova do êxito do leilão foi o fato de o consórcio vencedor ser formado por empresas que estão entre as dez maiores do mundo no ranking das petrolíferas: a Petrobras, as chinesas CNPC e CNOOC, a anglo-holandesa Shell e a francesa Total.

Vanessa Grazziotin acredita que a grande vantagem para o Brasil nessa modalidade de contrato pelo regime de partilha é que o país ficará com a maior parcela, em comparação com as demais empresas sócias, do petróleo que será extraído.

“Até então (até a aprovação do novo marco regulatório do petróleo, em 2010), no Brasil havia apenas uma forma de explorar o petróleo que era o sistema de concessão: o governo dava a uma determinada empresa a concessão para a exploração do petróleo e recebia apenas recursos em royalties e em participação especial. Hoje, o Estado brasileiro é parte do processo produtivo e receberá, além dos royalties, mais de 41% dos barris produzidos, o que representa a maior parcela do lucro”, explicou a senadora.

Na avaliação de Vanessa Grazziotin, a maior produção que será propiciada pelos investimentos das empresas estrangeiras no Campo de Libra permitirá também maior arrecadação de royalties por estados e municípios, o que significará a ampliação dos investimentos em educação e saúde.

Além dos elogios, críticas ao leilão do pré-sal também marcaram os discursos dos senadores na tarde/noite desta segunda-feira, após a realização do leilão. Assista ao vídeo:

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado