Inácio será homenageado por participação na Constituinte 

Na próxima terça-feira (29), o Senado realiza sessão comemorativa dos 25 anos da Constituição. No evento, serão condecorados todos os atuais senadores que participaram da Assembleia Nacional Constituinte, os ex-presidentes José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva; o relator da Constituição, Bernardo Cabral e o atual senador Inácio Arruda (PCdoB-CE-foto), que, na Constituinte, defendeu as emendas populares, como ressaltou o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).
 

"Estive presente durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, não como parlamentar, mas como representante do movimento social. Representei a Confederação Nacional de Associações de Moradores, que defendeu duas propostas importantes que foram objeto de mobilização social e para as quais colhemos mais de 100 mil assinaturas em cada uma”, conta Inácio.

Uma das propostas pedia a suspensão do pagamento da dívida externa e a auditoria nas contas externas brasileiras e a outra proposta por ele defendida foi o capítulo da política urbana, “alvo de ampla mobilização da sociedade nos dias atuais”, destaca o senador comunista.

“Pela primeira vez, uma Constituição tratou, de forma mais adequada, a questão de um País que se urbanizava de forma absolutamente acelerada e que hoje chega a ter quase 85% da sua população morando em cidades”, comenta o senador.

No dia 3 de setembro de 1987, durante os trabalhos da Constituinte, Inácio Arruda, representando 22 entidades nacionais, afirmou: “O povo brasileiro deposita enorme esperança nos trabalhos desta Assembleia Nacional Constituinte. Há confiança em que os principais problemas nacionais sejam resolvidos com a elaboração da nova Constituição. A responsabilidade dos que foram eleitos para esta função é, portanto, redobrada”.

Na opinião de Inácio, a atual Constituição brasileira é “a que mais garantiu direitos, em todos os tempos, a população brasileira. A nossa Carta foi uma conquista histórica, que está tendo vida longa no Brasil. Isso significa mais consolidação democrática, mais consolidação das liberdades”.

Na sessão do dia 29 também receberão homenagens os artistas que mobilizaram o povo pela convocação da Constituinte, que serão representados pela cantora Fafá de Belém, e a imprensa, na pessoa do jornalista Rubem Azevedo Lima.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda