Gilvan Paiva: “Juntos daremos nova dimensão ao Esporte no Ceará”

O secretário do Esporte do Ceará, Gilvan Paiva, reuniu na manhã desta sexta-feira (25/10), no auditório da Sesporte, representantes de 29 federações cearenses e atletas. Na pauta do encontro estreitar o diálogo com as entidades e definir prioridades para 2014.

Na reunião, o titular da Sesporte destacou a recente audiência com o Ministério do Esporte, onde foram tratados temas como o Programa Segundo Tempo no Ceará, considerado o maior do país, a implantação de núcleos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), o apoio para a realização dos Jogos Escolares do Ceará de 2014 e a revitalização das Vilas Olímpicas. “Nosso intuito é estabelecer um entendimento e planejar o Esporte no Estado a curto, médio e longo prazos. Por isso precisamos da parceria de vocês”, ratificou.

Atletas e representantes das federações das mais diversas modalidades expuseram questões pertinentes à realidade de cada área e também ao Esporte como um todo. As considerações passaram desde concessão as passagens aéreas para competidores e técnicos, até a construção efetiva de uma política pública de Estado como forma de garantir a inclusão social através do Esporte.

Medalhista olímpica, Juliana do Volei enalteceu a iniciativa do secretário e considera esta uma atitude que demonstra a cara da nova gestão. “Precisamos de apoio financeiro mas também político. Muitas vezes, somos prejudicados até por sermos do Nordeste”, desabafou. Já o Coronel Adelson, presidente da Federação Cearense de Basquete, reforçou que o papel do Estado está além de concender passagens aéreas para os atletas. “Temos que construir políticas públicas para o Esporte. O Estado precisa identificar as vulnerabilidades e carências de cada modalidade e, a partir daí, trabalhar para minimizá-las”.

Investir nas bases também foi outro ponto levantado durante a reunião. “Precisamos olhar para as crianças e investir na formação de futuros atletas. Precisamos acreditar na força do Esporte como meio de tirar meninos e meninas da marginalidade”, ratificou Carlos Melo, da Federação Cearense de Karatê. Já Ione Borges, da Federação Cearense de Desportos Aquáticos, defendeu o planejamento tanto das entidades quanto da Secretaria. “Temos que definir os critérios para o apoio e o investimento da Sesporte”.

Diálogo

Gilvan Paiva garantiu que esta é apenas uma conversa inicial com as entidades esportivas, que o assunto não se encerra com o encontro e que esta será a forma como a nova gestão irá trabalhar: “com diálogo, transparência, parceria e planejamento”. “Temos que sentar e reexamiar com clareza se este modelo está servindo para fazer crescer o Esporte no Estado. Temos que saber onde queremos chegar e esta resposta não é exclusiva da Sesporte. Temos que unir todos os organismos que fazem o Esporte como Estado, federações, atletas, escolas e empresas para que cada ente exerça seu papel em prol do crescimento do Esporte no Ceará”, ratificou.

Para isto, o secretário defende que o planejamento das ações da Sesporte para 2014 deve ser por meio de parceria envolvendo todos estes entes. “Não mediremos esforços para construir este caminho. Juntos daremos uma nova dimensão ao Esporte no Ceará”, concluiu.

Também participaram do encontro o Secretário Adjunto,Eugênio Rabelo, o ouvidor da Sesporte, Sérgio Redes; e a coordenadora de Desenvolvimento do Esporte da Sesporte, Liliane Benício, além do representante do Conselho do Desporto do Estado do Ceará, Abelardo Petter.

Fonte: Assessoria da Secretaria do Esporte do Estado