Vanessa Grazziotin manifesta solidariedade ao Equador 

Em discurso no Plenário do Senado, nesta terça-feira (29), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) leu um manifesto de apoio ao povo equatoriano. O texto, assinado por diversas personalidades brasileiras, externa solidariedade ao país vizinho na disputa com a empresa petrolífera Chevron.

Vanessa Grazziotin manifesta solidariedade ao Equador - blogdomello

De acordo com o manifesto, a empresa despejou 71 milhões de litros de resíduo de óleo e 64 milhões de litros de petróleo bruto na região amazônica daquele país. A senadora disse que essa catástrofe poderia ter sido evitada se a Texaco – que foi absorvida pela Chevron e explorou petróleo no Equador entre 1964 e 1992 – usasse tecnologia mais moderna, a mesma que usa em outros países. A estratégia seria para maximizar os lucros no país vizinho.

O manifesto ainda aponta que o solo, o subsolo, os rios e as lagoas da região continuam contaminados, com graves prejuízos para o meio ambiente e para a população local. Como se não bastasse a poluição deixada pela Texaco, a empresa ainda está processando o Equador, a quem acusa de quebra de contrato.

“Tomara que essa solidariedade, que é um ato de ternura, possa se reverter em uma indenização para aquele país”, disse a senadora, lembrando que o problema que atinge a Amazônia equatoriana pode repercutir no Brasil.

Vanessa Grazziotin informou que apresentará um manifesto com texto semelhante para os colegas parlamentares, no sentido de externar apoio ao povo equatoriano. Ela lembrou que uma comitiva de senadores deve ir até o Equador para conhecer melhor a questão e a região atingida.

A senadora também registrou que empresa Chevron do Brasil assinou, no início do mês passado, em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e com o Ministério Público Federal (MPF), um termo de ajustamento de conduta (TAC) referente ao grande vazamento de óleo ocorrido na Bacia de Campos (RJ), em 2011. A Chevron já tinha pago R$35 milhões de multa e, agora, comprometeu-se a investir R$95 milhões em ações compensatórias aos danos ambientais, lembrando outro caso que envolve a empresa estadunidense em episódios irregulares.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado