Medvedev: crime do Greenpeace será considerado conforme lei russa

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, assegurou a seu homólogo francês que o caso dos ativistas do Greenpeace será considerado de modo justo, em estrita conformidade com a legislação russa.

Premiê russo Dmitri Medvedev

Falando em uma coletiva de imprensa após uma reunião com Jean-Marc Ayrault, ele sublinhou que a Rússia entende todas as preocupações que são expressas pela França e por outros países.

O primeiro-ministro francês perguntou sobre a possibilidade de um gesto humanitário em relação a um compatriota detido em conexão com a ação do Greenpeace na plataforma de petróleo da Gazprom no mar de Pechora.

Tribunal em São Petersburgo

Os ativistas do Greenpeace detidos no âmbito do incidente ocorrido na plataforma de petróleo russa, serão transportados de Murmansk a São Petersburgo, declarou o advogado do Greenpeace, Mikhail Kreindlin.

As razões de tal decisão não foram especificadas, disse ele.

Em 18 de setembro, os ativistas do Greenpeace que seguiam a bordo do barco Arctic Sunrise, tentaram subir à plataforma petrolífera russa em protesto contra os trabalhos de perfuração de novos poços no Ártico. As forças de segurança russas detiveram o navio e sua tripulação. Os ambientalistas foram acusados de conduta desordeira.

Fonte: Voz da Rússia