Otan fará manobras militares de grande escala perto da Rússia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), pacto militar agressivo controlado pelo imperialismo estadunidense e seus aliados europeus, realizará uma manobra estratégica de grande escala perto das fronteiras ocidentais da Rússia.

Com a denominação ˈSteadfast Jazz 2013, os exercícios terão lugar na Polônia e nos países do Báltico, contarão com um total de sete mil efetivos de mais de 20 países da Aliança e países sócios, como Finlândia, Suécia e Ucrânia, explica o serviço imprensa da Otan, citado pela agência russa Interfax. 

De acordo com a fonte, nas manobras, que se prolongarão até o dia 9 de novembro, participarão 57 aviões e helicópteros, 13 navios, incluídos dois submarinos, assim como 350 unidades de veículos terrestres, entre eles veículos blindados, veículos de combate de infantaria, veículos de engenharia, caminhões e veículos de tração total.

Segundo a Aliança Atlântica, o principal objetivo dos exercícios, os maiores da Otan desde 2006, é ensaiar como derrocar um inimigo invasor anônimo de uma região fictícia.

"O propósito deste exercício é assegurar que nossa força de reação rápida esteja pronta para defender qualquer aliado, deslocar-se em qualquer lugar e fazer frente a qualquer ameaça", assinalou o secretário geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen.

A Otan sublinhou que a manobra “não está dirigida diretamente à Rússia”, e convidou observadores russos ao evento.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, anunciou na semana passada que seu país participaria nas manobras na qualidade de observador.

Cabe destacar que Moscou reiterou em várias ocasiões que as citadas manobras “reavivam o espírito da Guerra Fria” e prejudica seus interesses estratégicos.

O chefe da missão diplomática da Federação Russa na Otan, Alexandr Grushko, declarou que a transparência dos exercícios “não elimina as incógnitas” sobre os verdadeiros objetivos dos mesmos.

O jornal polonês Rzeczpospolita, informou que algumas partes dos exercícios de grande escala da Otan se realizarão em áreas que estão situadas a apenas 30 segundos de distância das fronteiras da Rússia por avião.

Hispan TV