Correa diz que Celac é esperança contra ingerências hegemônicas

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou na última sexta-feira (8) na França que a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) é a grande esperança dessa região de ter seus próprios espaços sem ingerências hegemônicas.

Rafael Correa - Marcelo Casal Jr.

Perguntado pela Prensa Latina sobre os atuais processos de integração, o chefe de Estado equatoriano destacou o papel da Celac e disse que Cuba tem tido uma boa atuação este ano na presidência rotativa desse organismo.

Precisamos de novos mecanismos porque os antigos, como a Organização de Estados Americanos (OEA), cuja sede está em Washington, não funcionam. Ele acrescentou que o bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba é o maior atentado à Carta Interamericana da OEA e essa entidade não faz nada para combatê-lo, disse.

"Já são 22 vezes que a Assembleia Geral da ONU condena o bloqueio, a última ocasião na semana passada, e não muda absolutamente nada", denunciou Correa.

O Presidente agregou que a OEA se converteu em um rezago colonialista nesse continente e, embora tenham sido feitos esforços para modificá-la, é mais fácil começar a construir algo novo e isso é a Celac.

A decisão de criar a Comunidade foi adotada na denominada Cúpula da Unidade, realizada em 2010 em Cancún, México, e a iniciativa foi consolidada em sua primeira reunião em Caracas, em dezembro de 2011.

Fonte: Prensa Latina