EUA podem rever sanções impostas contra o Irã

Embora ainda não tenham resultado em acordo, os diálogos entre o Irã e o Grupo 5+1 (França, Estados Unidos, Reino Unido, China e Rússia mais a Alemanha) têm trazido avanços diplomáticos importantes, sobretudo através do posicionamento persa favorável às negociações. Neste domingo (10), assim, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA anunciou que o Congresso deve reduzir as sanções impostas ao Irã desde 1979.

Irã e Grupo 5+1 - AP/Jason Reed

Alan Eyre, porta-voz do Departamento de Estado, deu uma entrevista ao jornal “Irã”, em que classificou de positivas as recentes conversações entre o Irã e o G5+1, sobre o programa nuclear persa. A visão corresponde-se com a do governo do presidente Hassan Rohani, que tem dado diversas declarações otimistas.

Segundo as partes, a condução das negociações tem se baseado no “respeito mútuo”, como posto por Eyre. As discrepâncias, disse o porta-voz, limitam-se a diferenças de ponto de vista sobre a forma e as táticas.

Leia também:
Contradições no G5+1 impediram acordo com Irã sobre tema nuclear
Israel rejeita acordo que reduz sanções internacionais ao Irã

Em relação às pressões dos opositores ao acordo nuclear, sobretudo por parte do regime israelense, o diplomata assegurou que a delegação estadunidense nas negociações informará o Congresso sobre a aproximação das posturas entre Irã e os EUA para convencer os parlamentares a reduzir as sanções anti-iranianas.

“O Irã e os Estados Unidos estão certos de que a diplomacia é a única via para eliminar as preocupações de Washington sobre o Irã e outorgar, por sua vez, os direitos nucleares do Teerã, conforme o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP)”, assinalou Eyre.

Embora usem como pretexto a “ameaça nuclear” persa, os Estados Unidos mantêm sanções politicamente motivadas contra o país desde a Revolução Islâmica de 1979, que derrubou um regime autocrático e monárquico apoiado por Washington.

Além disso, o Irã é membro da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) e signatário do TNP, que garantem o seu direito ao desenvolvimento de um programa nuclear pacífico, com fins energéticos e para a medicina.

A intensificação da diplomacia entre o Irã e o G5+1 dá-se a partir da eleição do presidente Hassan Rohani, que aprofunda a disposição persa ao diálogo e o comprometimento, ao mesmo tempo em que não abre mão do seu direito soberano ao programa nuclear.

Com HispanTV,
Da redação do Vermelho