3ª Conapir:Conferência Nacional da Igualdade Racial foi vitoriosa

A afirmação é da secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio, que representou a Central nos três dias da 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada em Brasília. Consolidando o debate sob o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, o evento contou com a participação de cerca de 1.400 conferencistas de todo o país. A CTB, em conjunto com a Unegro, acompanhou com 125 delegados, fora os ouvintes.

“A Conferência já se iniciou de forma vitoriosa, com a participação da presidenta Dilma. Com ela assumimos vários outros compromissos, como projeto de lei das cotas no serviço público federal para negros”, afirmou Mônica Custódio, referindo-se à abertura do evento.

Na ocasião, Dilma Rousseff assinou o decreto que regulamenta o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir; confirmou a criação de uma instância específica para tratar da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Ministério da Saúde; e garantiu que, até março de 2014, todas as comunidades quilombolas do país receberão profissionais do Programa Mais Médicos.

Também participou da sessão solene a ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, que afirmou que o discurso de Dilma foi um marco no reconhecimento do racismo no país. “Uma presidenta capaz de reconhecer que o racismo opera nos processos de hierarquização da sociedade brasileira é algo impactante. Esse foi o discurso presidencial que foi mais longe, mais fundo até agora”, disse a ministra.

Apesar de reconhecer os avanços no combate ao racismo dentro das instituições, a dirigente da CTB alertou. “É preciso avançar mais nas políticas de ações afirmativas e de buscar formas de promoção da igualdade racial, de combater o racismo institucional através da geração de trabalho para os negros”, destacou Custódio.

O secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Seppir, Sérgio Pedro da Silva, afirmou que a Conapir alcançou o seu objetivo. “Não tem como haver desenvolvimento econômico ou social sem a inclusão da maioria da população, que pelas estatísticas, a população negra é a mais necessita. A Conapir vem para coroar com o decreto da presidente Dilma”, avaliou o secretário.

Fonte: Portal CTB