Egito programa para 2014 eleições legislativas e presidenciais

As próximas eleições presidenciais no Egito estão programadas para o verão de 2014 e o referendo constitucional será convocado no mês seguinte, anunciou um conselheiro presidencial em declarações obtidas nesta terça-feira (12) na cidade do Cairo.

O governo interino mantém seu compromisso com a proposta apresentada no dia 3 de julho pelo Comando das Forças Armadas, e seus eixos são a constituição, as eleições legislativas e as presidenciais, assegurou Mustafa Hegazy.

Hegazy afirmou que o rascunho final da Lei Fundamental do país, elaborado por um comitê de especialistas presidido pelo ex-candidato presidencial Amir Mussa, deve ser terminado em dezembro e levado à votação popular no final desse mesmo mês ou início de janeiro.

Em dezembro do ano passado, o governo do presidente derrubado Mohamed Mursi levou a referendo um projeto de Lei Fundamental que foi aprovado, apesar de críticas de setores sociais e partidos laicos que o consideraram islamizante.

O rascunho em estudo das emendas constitucionais atravessa dissensões sobre os artigos relativos aos direitos das mulheres, que os especialistas islâmicos consideram que estão em conflito com a cultura muçulmana.

Outros pontos de desacordo são uma polêmica lei de manifestações, que obriga a solicitar autorização prévia para os protestos, e os direitos dos militares, de acordo com informações.

Poucas horas antes de substituir o presidente Mohamed Mursi por um gabinete interino no dia 3 de julho, as Forças Armadas apresentaram um esquema para a reordenação política deste país, o qual chamaram de Mapa do Caminho.

Desde então, fontes oficiais têm reiterado que se atêm aos princípios enunciados nessa declaração e prometido que respeitarão os prazos fixados para as eleições legislativas e presidenciais.

Fonte: Prensa Latina