Luciano Siqueira quer o Recife e a África do Sul mais próximos

As relações comerciais, as possíveis parcerias e intercâmbios futuros e as potencialidades de Pernambuco e da África do Sul foram temas que permearam a conversa entre o vice-prefeito Luciano Siqueira, do Chefe do Escritório de Representação do Recife em Brasília, Lauro Gusmão, e os assessores do Governo do Estado, Rodolfo Ramirez e Roberto Trevas, e o embaixador da África do Sul, Mphakama Mbete.


Foto: Inaldo Lins / PCR

O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (11), no gabinete do vice-prefeito na sede da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife.

Durante a conversa, o vice-prefeito Luciano Siqueira fez uma breve explanação sobre a situação macroeconômica do Brasil. "É necessário que o nosso país supere os entraves da macroeconomia, como juros altos e câmbio flutuante, para darmos uma passo adiante em nosso desenvolvimento", afirmou.

O embaixador Mbete destacou que o interesse de seu país em aprofundar as relações comerciais com o País vem crescendo, lembrando que a África do Sul e o Brasil já mantêm negócios de importação e exportação de produtos. Outro ponto destacado por Mphakama Mbete é a alta taxa de ocupação dos dois vôos semanais que a Aerolineas Africanas faz entre São Paulo e Rio de Janeiro e Joanesburgo e a Cidade do Cabo. Segundo ele, desde 2010, o número de turistas do Brasil e da América do Sul aumentou.

O vice-prefeito do Recife disse ainda que o Brasil tem trabalhado pela unidade da América do Sul, ressaltando a importância de os países atuarem em bloco na defesa de interesses comuns e para a paz no mundo. "Por isso, é muito interessante que cidades da África do Sul e o Recife se aproximem, estabeleçam parcerias, visando se tornar no futuro cidades-irmãs.

A proposta foi reforçada pelos assessores estaduais Lauro Gusmão e Rodolfo Ramirez, bem como pelo secretário Lauro Gusmão, que propuseram a ampliação das parcerias e intercâmbios para além das relações comerciais (importantes), estendendo-as às trocas nas áreas de educação e cultura.

O embaixador Mphakama Mbete acolheu a proposta e solicitou que os governos do Recife e de Pernambuco definissem as características da cidade sul-africana parceira, para que o seu governo pudesse identificá-la. Mbete destacou ainda "os importantes laços históricos entre o Brasil e a África do Sul".

Audicéa Rodrigues / Do Recife