Rio reafirma lançamento da pré-candidatura de Jandira ao governo

Em resolução aprovada no último dia 9 de novembro, a direção estadual do PCdoB no Rio de Janeiro reafirma o lançamento da pré-candidatura da deputada estadual Jandira Feghali ao governo estadual.

De acordo com o documento "PCdoB, diante de sua história de vinculação com o projeto de desenvolvimento econômico, social e político e de respeitabilidade de suas lideranças, lança Jandira Feghali, única mulher pré-candidata à governadora do estado, como alternativa real para construir a unidade do campo democrático e popular por mudanças no Rio".

Leia abaixo a íntegra da resolução política da direção estadual do PCdoB-RJ:

 
Jandira é pra valer!
O Rio de Janeiro é o segundo estado mais importante da república em termos políticos. É um dos centros dinâmicos da economia do país. A descoberta do pré-sal tornou ainda mais relevante este papel. Além disso, o Rio sedia importantes eventos culturais e abrigará a Copa do Mundo e a Olimpíada.

Em meio a este cenário, em função da necessidade de garantir o aprofundamento do ciclo de mudanças iniciado por Lula e continuado por Dilma, constituiu-se uma aliança com o PMDB. Contudo, o governo de Sérgio Cabral distanciou-se dos interesses da sociedade, revelando um caráter antipopular, e sendo assim a 18ª Conferência Estadual do PCdoB decidiu deixar o governo estadual, onde ocupávamos o Ceperj.

Entendemos que o projeto de modernização do Rio deve ser orientado pelos interesses públicos. O desafio impõe garantir a universalização de serviços e políticas que assegurem os direitos do povo, ao lado da reforma política contra o financiamento privado de campanha e pela democratização da mídia.

Os comunistas defendem uma visão do Rio planejada e integrada ao novo programa nacional de desenvolvimento, voltada para os interesses das massas trabalhadoras e do conjunto da população, no sentido de superar as discrepâncias – entre a capital, a região metropolitana, o interior e na própria capital entre o centro e as periferias -, além de garantir mecanismos de efetiva participação popular e controle social das ações do governo do estado.

Por isso, em nosso Estado, para avançar o objetivo de unir forças para aprofundar o ciclo de mudanças pela quarta vitória do povo, rumo às reformas democráticas e estruturais, faz-se necessário construir um campo de esquerda, democrático e popular. A situação complexa exige equilíbrio e rumo, já que aqui a fragmentação da base de apoio do governo Dilma marca o quadro político estadual.

Frente a este cenário, o PCdoB, diante de sua história de vinculação com o projeto de desenvolvimento econômico, social e político e de respeitabilidade de suas lideranças, lança Jandira Feghali, única mulher pré-candiata à governadora do estado, como alternativa real para construir a unidade do campo democrático e popular por mudanças no Rio.

O objetivo da pré-candidatura de Jandira Feghali é:

-Construir uma alternativa para o governo do estado, a fim de intensificar a luta por mudanças;

– Atuar pelo fortalecimento da base do governo Dilma e;

– Posicionar o PCdoB à altura de seu projeto eleitoral para 2014.

Para aprofundar as propostas da nossa pré-candidatura para mudar o Rio, a nova direção estadual realizará um seminário no dia 28 de novembro.

Vamos à luta!
Jandira é pra valer!

Direção estadual do PCdoB-RJ, 9 de novembro de 2013