Sindicato dos Jornalistas participa de atividades em Campinas

A regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas programou um conjunto de atividades para a próxima semana. Elas mesclam ações sindicais, com apoio da secretaria do Interior do Sindicato, e a participação em atividades públicas de políticas afirmativas organizadas pelos movimentos para a Semana da Consciência Negra.

Divulgação

Na segunda-feira (18/11), diretoras visitam as redações da RAC (Rede Anhanguera de Notícias), TVB/Record e CBN/Campinas divulgando a Campanha Permanente de Sindicalização. A campanha contribui na intensificação do diálogo com a categoria e aproveita para colher sugestões para a campanha salarial de Rádio e TV. Além da sindicalização, os profissionais também podem solicitar a carteira de identidade da Fenaj, documento válido em todo o território nacional, e a carteira da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), documento com validade internacional.

A partir das 19h30, a diretoria realiza o “Encontro do Interior: Realidade da Profissão – Futuro do Jornalismo”. O encontro é realizado em parceria com a Faculdade de Jornalismo da Puc Campinas e vai discutir estudo realizado pela professora doutora Roseli Aparecida Figaro Paulino. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), da USP, a professora realizou um estudo para identificar o perfil dos jornalistas de São Paulo. Seu trabalho resultou no livro “As mudanças no mundo do trabalho do jornalista”.

O professor da Faculdade de Jornalismo da PUCC e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Carlos Alberto Zanotti, e o diretor do Sindicato dos Jornalistas e da Fenaj, Paulo Zocchi participam do debate. Zocchi é um dos finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo – categoria Criação Gráfica – com o trabalho Planeta ONU, publicado no Almanaque Abril.

No dia 19/11, a partir das 20h, a regional realiza a II Festa dos Jornalistas. O evento acontece no Red Hall, do Clube Campineiro de Regatas e Natação e tem patrocínio da Habicamp (Associação Regional da Habitação) e da Bar Voga. A primeira festa, em 2012, foi um tremendo sucesso e garantiu momentos de confraternização, lazer e diversão aos jornalistas. Este ano, a regional está cobrando um ingresso social (voluntário), com produtos de higiene infantil que serão doados para a Casa Mãe Maria Rosa.

No dia da Consciência Negra (20/11), a partir das 9h30, a diretoria participa da Marcha Zumbi dos Palmares e do conjunto de atividades promovidas pelo movimento negro de Campinas. No dia 21, a diretoria retorna às redações, com a banca da Sindicalização, para recolher a documentação e garantir o avanço da organização sindical.

De Campinas