Paraguai: Observadores verificam violação de direitos humanos

Uma Missão de Observação Internacional de Direitos Humanos está no Paraguai para apurar supostas violações de direitos cometidas pelas forças estatais nas localidades onde há mais denúncias. Comunicado da Coordenação Nacional de Organizações de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Indígenas (Conamuri) informa que os observadores já estão na comunidade indígena Sawhoyamaxa e em Concepción. Esta última encontra-se sob controle militar a mando do Poder Executivo.

Presos políticos de Curuguaty irão a julgamento - Mariana Serafini

Em Presidente Hayes, a comunidade indígena Sawhoyamaxa, do Povo Enxet, denuncia que o Estado paraguaio deve restituir-lhes 14.404 hectares de terras num prazo de três anos. A condenação foi imposta pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em 2006, mas continuam em situação de abandono, esperando uma solução há mais de duas décadas.

"Esta comunidade indígena aguarda apenas que o Estado cumpra finalmente seu compromisso de assumir as dívidas pendentes, devolver as terras e, com isso, todo o necessário para que sua vida como povo originário seja plenamente desenvolvida”, assinala a Conamuri.

A Missão também já esteve no departamento de Concepción, onde se reuniu com organizações sociais, movimentos de campesinos, familiares de vítimas e autoridades locais. Já no departamento de Canindeyú conversaram com familiares das vítimas do massacre de Marina Kue – distrito de Curuguaty – e coletaram informações sobre os planos do Estado para dar uma solução ao conflito. Em junho de 2012, aproximadamente 600 policiais realizaram um violento despejo na fazenda Marina Kue, em Curuguaty, resultando na morte de 11 camponeses e seis policiais.

A Missão de Observação Internacional dos Direitos Humanos está composta por representantes de redes, instituições e organizações da Colômbia, Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Fonte: Adital