Projeto musical venezuelano pode ser adaptado aos CEUs

O Ministério da Cultura (MinC) patrocinou uma visita técnica de maestros à Venezuela para aperfeiçoar um projeto a ser implementado no Brasil nos moldes do bem-sucedido Sistema de Orquestras e Coros Juvenis, política pública que ficou mundialmente conhecido como El Sistema. Os maestros presentes na turnê farão uma proposta à ministra da Cultura, Marta Suplicy, de ensino música nos Centros das Artes e Esportes Unificados (CEUs), focados na inclusão social.

Neste domingo (17), os maestros brasileiros prestigiaram apresentação de orquestra binacional – formada por músicos brasileiros e venezuelanos. 129 músicos da Sinfónica Juvenil de Caracas e 51 integrantes de quatro orquestras brasileiras encerraram o 6º Festival Villa-Lobos, com um concerto dirigido pelo venezuelano Dietrich Paredes.

Os intérpretes são parte das orquestras Jovem de Goiás; Neojiba, de Salvador (Bahia); Jovem Vale Música, de Belém (Pará); a Orquestra de Recife (Pernambuco), além da Sinfônica Juvenil de Caracas.



Visita ao El Sistema

O que mais impressionou os maestros no projeto venezuelano foi o trabalho com portadores de Síndrome de Down. Viram a alegria de sua participação no projeto e o acolhimento da coletividade. Na sala de aula não havia diferenças entre os alunos; sobressaia a alegria e a vontade de tocar juntos, conforme relataram.

"Este é um projeto social. Quem não tem condições de ser músico pode fazer outras coisas. Consertar instrumentos, administrar, ajudar a organização dos alunos. Enfim, a porta está aberta a todos e sem recorte de idade. Acolhemos crianças pequenas, mas são os jovens os que mais precisam deste projeto. Eles que estão em risco pela vulnerabilidade social", frisou o clarinetista Lenar, um jovem sem perspectivas e que foi resgatado pelo projeto.

Da Redação do Portal Vermelho,
com agências