Deputados entregam a Aldo Rebelo proposta para melhorar esporte 

Os deputados integrantes da nova comissão especial que vai tratar da reestruturação dos clubes esportivos no Brasil, juntamente com o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), participaram, nesta quarta-feira (20) de uma reunião com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para apresentar o Projeto de Lei que busca uma saída legal para o fortalecimento dos clubes e a melhora das condições para o desenvolvimento do esporte no Brasil. 

Deputados entregam a Aldo Rebelo proposta para melhorar esporte - Ministério do Esporte

Durante o encontro, o ministro Aldo manifestou apoio ao projeto, pois vê como uma iniciativa importante para a revitalização do futebol no País, que precisa ocupar uma posição maior no PIB (Produto Interno Bruto). “Será um mecanismo para contribuir para que os clubes esportivos paguem suas dívidas. Deve-se ter claro que não diz respeito a anistia de dívidas”, enfatizou o ministro.

Pela proposta, nenhum clube terá direito a anistia ou perdão de suas dívidas junto ao governo federal, mas quem cumprir exigências de modernização de gestão e aceitar condições severas de pagamentos futuros pode se habilitar à reestruturação dos débitos.

A proposta tem como base contrapartidas punitivas para quem não pagar as 240 parcelas, como perda de pontos, que pode chegar até ao rebaixamento, além do comprometimento dos dirigentes com o pagamento, o que a torna diferente de qualquer outra iniciativa nesse sentido no passado. Se o projeto for aprovado no Congresso, o clube que quiser se habilitar à reestruturação da dívida terá que comprovar capacidade de pagamento.

De acordo com os parlamentares, o objetivo é recuperar o futebol brasileiro e oferecer condições de funcionamento aos mais de 700 clubes brasileiros. Por isso, a meta é aprovar o projeto de lei até dezembro. “A criação da comissão especial está prevista para ser oficializada, na próxima terça-feira (27), e, a partir daí, dar início a tramitação necessária para aprovação do projeto”, destacou o deputado Vicente Cândido (PT-SP) que será o relator da matéria.

Da Redação em Brasília
Com agências