Irã traça suas linhas vermelhas em diálogo com o Ocidente

As linhas vermelhas do Irã nos diálogos sobre a questão nuclear com o Grupo 5+1 são "indiscutíveis" e "inalienáveis” afirmou nesta quinta-feira (21) o vice-chanceler iraniano para Assuntos Jurídicos e Internacionais, Seyed Abás Araqchi.
 

Araqchi insistiu em que durante a nova rodada de conversações sobre a questão nuclear entre o Irã e o G5+1 iniciada desde a quarta-feira (20), as duas partes têm que respeitar as linhas vermelhas existentes.

Teerã sempre reiterou que reconhece como suas linhas vermelhas os direitos inalienáveis do povo persa, entre eles o enriquecimento de urânio com fins civis.

Igualmente, Araqchi se referiu às reuniões mantidas entre o ministro iraniano de Assuntos Exteriores, Mohamad Yavad Zarif, e a chefe da Política Exterior da União Europeia e representante do Sexteto, Catherine Ashton, durante a jornada desta quinta.

Segundo o alto diplomata iraniano, Zarif e Ashton mantiveram "bons e sérios" encontros, embora em alguns assuntos ainda existam diferenças entre as duas partes.

Até o momento, Zarif e Ashton mantiveram quatro reuniões para recuperar a confiança mútua e abrir caminho para a elaboração de um documento como base para solucionar o caso do programa de energia nuclear do Irã.

Espera-se que os diálogos em curso terminem na sexta-feira, mas também há possibilidades de que se prolonguem mais, como ocorreu na última rodada realizada nos dias 7, 8, e 9 deste mês.

Hispan TV