Documentário sobre rebelião de jovens chilenos é exibido na UFBA

Nesta quarta-feira (27/11), o CineFacom exibe o documentário A Rebelião Pinguina: Os estudantes chilenos contra o sistema, produzido pelo cineasta argentino radicado na Bahia, Carlos Pronzato. Na ocasião, também será feita uma retrospectiva da obra do cineasta, através de um vídeo com fragmentos de seus filmes. A sessão tem início às 19h, e acontece no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro da Ondina, em Salvador.

Gratuita, a mostra especial é voltada ao videoativismo e contará com a presença de um dos diretores mais renomados deste gênero cinematográfico, Carlos Pronzato, que participará de um bate-papo com o público após a exibição do documentário.

Segundo Carlos, o gênero não é muito trabalhado na Bahia. “Quem trabalha com videoativismo é sempre muito independente. É preciso que o governo olhe com mais carinho para a área, que poderia ajudar a evitar muitos problemas sociais”, declara o cineasta.

O documentário A Rebelião Pinguina é baseado no movimento de estudantes secundários no Chile que, em maio de 2006, protagonizaram um processo de luta e imensa força com mais de um milhão de estudantes mobilizados. Com protestos de rua e tomadas de colégio, os pinguins, como são conhecidos os estudantes secundaristas no Chile, exigiram melhorias na educação e mudanças estruturais no país, e selaram um caminho de luta.

Carlos Pronzato

Nascido na Argentina, Carlos Pronzato vive no Brasil desde 1989. Poeta, escritor, diretor teatral e cineasta, ele teve suas obras audiovisuais e literárias destacadas pelo compromisso com a cultura, memória e com o protagonismo popular.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro