Estudantes vão às ruas pedir recontagem de votos em Honduras

Centenas de estudantes saíram às ruas de Honduras na noite desta terça-feira (26) para pedir recontagem de votos da eleição presidencial realizada no último domingo (24). Após seguidas denúncias de fraude, os jovens contestam o resultado do pleito que deu vitória ao candidato governista à presidência, Juan Orlando Hernández, do Partido Nacional.

"Pedimos que o TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) reconte e analise possíveis fraudes nas cédulas de votação”, bradaram durante o protesto.

Em entrevista ao Opera Mundi na última segunda-feira (25), Enrique Reyna, candidato a vice-presidente, afirmou que à medida em que passam as horas, se torna pública a enorme quantidade de irregularidades que seriam parte de um plano bem estruturado para forjar a fraude eleitoral.

Leia também:
Atilio A. Boron: Em Honduras, "a Embaixada" diz quem ganhou
“Hondurenhos defenderão vitória nas ruas", afirma Zelaya
Tribunal declara vitória da direita “irreversível” em Honduras


“Não estão contabilizando umas 1,9 mil atas. Quer dizer, quase 400 mil votos que, em sua maioria, são de zonas onde o Libre ganhou amplamente. Além disso, muitas atas foram retidas por membros do Partido Nacional [de Hernández] e nunca foram contabilizadas”, denunciou Reyna.

Fonte: Opera Mundi