Tribunal Eleitoral de Honduras declara vitória da direita

O Supremo Tribunal Eleitoral de Honduras declarou, na noite dessa quarta-feira (27), o conservador Juan Orlando Hernandez, do Partido Nacional, como vencedor das eleições presidenciais, antes de concluída a contagem dos votos. 

"Os números que revelamos hoje indicam claramente que o vencedor das eleições é Juan Orlando Hernandez", disse o presidente do tribunal, David Matamoros, às emissoras de rádio e televisão do país.

Leia também:
Há uma ofensiva neoliberal em curso na AL, diz líder hondurenho
Estudantes vão às ruas pedir recontagem de votos em Honduras


Com 81,5% dos votos contados, Hernandez lidera com 35,88%, contra 29,14% de Xiomara Castro, do Partido Liberdade e Refundação (Libre), mulher do ex-presidente Manuel Zelaya. Os resultados, no entanto, não foram aceitos pelo Libre e pelo partido Anticorrupção (PAC), que apontaram diversas irregularidades na campanha e no dia da votação.

Xiomara fez um apelo aos seus eleitores para que participem de manifestação no sábado (29) contra os resultados anunciados pelo tribunal.“Houve uma campanha suja aqui. Mantemos a posição de que o povo me elegeu. Roubaram o triunfo do povo hondurenho. O que está acontecendo é definitivo: estamos em uma ditadura”, afirmou em entrevista a uma rádio local.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Agência Brasil e do Opera Mundi