Mutirão ajuda na tramitação de processos eleitorais no interior

A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) coordena, desde agosto, uma força-tarefa composta por servidores da capital e do interior que tem prestado auxílio aos cartórios na tramitação de processos com grandes volumes. Nesta semana, o mutirão está sendo feito no município de Mucuri (174ª zona eleitoral), no extremo sul da Bahia.

Desde o início da mobilização, pelo menos 20 municípios receberam a ajuda da força-tarefa e, segundo o TRE-BA, cerca de 2.200 processos foram agilizados no estado. A maioria dos processos é referente a prestações de contas eleitorais.

Em nota, o tribunal afirmou que a iniciativa visa dar maior rapidez ao julgamento dos processos eleitorais que possuem algum tipo de pendência e, além disso, pretende atender às metas nacionais do Poder Judiciário, que são monitoradas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além do auxílio na finalização dos processos, os servidores deslocados para os cartórios interior têm, ainda, a missão de fazer um levantamento das necessidades “materiais e humanas” das zonas eleitorais visitadas.

A previsão é de, até o final do ano, levar o mutirão para atendimento, também, nos municípios de Coribe e Santana, ambos localizados no extremo oeste.

De Salvador,
Erikson Walla