Angolano MPLA pede respeito às instituições democráticas

O grupo parlamentar partido angolano MPLA, no governo, recomendou hoje às organizações políticas do país, em especial à oposição, que conservem e respeitem as regras do Estado democrático.

A propósito do abandono do Legislativo por quatro formações de oposição, o presidente do grupo parlamentar do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), Virgilio de Fontes, disse à imprensa que as instituições devem manter seu caráter independente. Solicitou que prevaleça um diálogo permanente entre o MPLA, o Estado e a oposição.

"Não devemos perder nossa serenidade. Na Assembleia Nacional deve haver um diálogo entre o partido no poder, o Estado e a oposição, mas deve existir respeito e que sejam retirados os obstáculos para as ações de órgãos competentes como a Polícia e os tribunais", advertiu De Fontes.

Considerou necessário aceitar a responsabilidade que cada um tem em todos os atos políticos em curso no país, especialmente nos últimos dias, com a participação de opositores em vários incidentes e agentes policiais.

De Fontes argumentou também que a Polícia Nacional tem a responsabilidade de manter a ordem pública e, como tal, deve fazê-lo de forma proporcional à ameaça que se estabeleça para interromper a paz social.

Fonte: Prensa Latina