Fogo queima 90% e auditório do Memorial da AL pode ser demolido

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 90% do interior do Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, foi destruído no incêndio ocorrido na tarde de sexta-feira (29). Não foi descartada a possiblidade de o prédio ter que ser demolido e a Secretaria de Estado da Cultura garantiu que independentemente do grau de destruição o auditório será reconstruído.

Um incêndio atinge na tarde desta sexta-feira (29) o Memorial da América Latina, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo| Foto: Alberto Domingues

O acidente não deixou vítimas fatais, mas 25 bombeiros que trabalhavam no combate às chamas ficaram feridos. Destes, cinco permaneciam internados no Hospital das Clínicas na tarde deste sábado (30) – quatro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Leia também:
Incêndio atinge Memorial da América Latina em São Paulo

Ainda não se sabe as causas do acidente, mas a assessoria de imprensa do Memorial informou que o fogo foi causado por um curto-circuito.

Perdas

Ainda não foi feito o inventário do material que foi perdido com o incêndio. Apenas quando terminar os trabalhos da perícia para descobrir as causas do acidente é que poderá ser feito o levantamento dos prejuízos. O maior temor é que as plantas originais de Oscar Niemeyer tenham queimado. Um homem que se identificou ao jornal paulista como funcionário do Memorial, Francisco de Assis Gomes, de 67 anos, afirmou que plantas originais de Oscar Niemeyer, autor do projeto do Memorial, estavam em uma sala no interior do auditório.

A Fundação Memorial afirmou que as chances de a tapeçaria de Tomie Ohtake que enfeitavam a lateral do auditório ter escapado é muito pequena.

O incêndio quebrou vidraças, derreteu metais e provocou rachaduras nas paredes. "Queimou tudo. Só ficou um vazio lá dentro. As cadeiras, o palco, o revestimento das paredes, não sobrou nada", disse ao jornal O Estado de S. Paulo o 1.º tenente dos Bombeiros Mauro Brancalhão, um dos agentes que entrou no prédio para combater as chamas.

Restauração

"Precisamos saber qual é o impacto do incêndio na estrutura do prédio. Se precisar demolir, lamentavelmente terá de ser feito. Se a segurança exigir, vamos demolir", disse diretor-presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade.

O secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, informou que, independentemente do grau da destruição, o Auditório Simón Bolívar será restaurado. "Vamos garantir o mais pronto restauro do auditório." Não havia ainda, entretanto, uma estimativa do prejuízo causado pelo acidente. "A tapeçaria da Tomie Ohtake pode ser feita com facilidade. Ela tem o projeto original", afirmou Andrade.

Com agências