Presidente venezuelano anuncia medidas sobre preços de veículos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresenta nesta segunda-feira (2) um decreto para baixar os preços e regular o mercado automobilístico do país, como parte de uma "ofensiva econômica" do governo contra a alta da inflação.

Presidente venezuelano anuncia medidas sobre preços de veículos - Reprodução

"Vou anunciar com um decreto especial um processo para baixar os preços de todos os veículos e automóveis deste país, regular o mercado e favorecer os trabalhadores e a classe média", disse Maduro, em cerimônia transmitida pela TV no último domingo (1º/12).

O presidente, que governa por decreto depois da aprovação da Assembleia Nacional, ordenou em novembro fiscalizações rigorosas e obrigou varejistas a reduzirem preços.

A poucos dias das eleições municipais, o presidente já determinou outras medidas para regular os mercados, como um decreto que fixa o preço máximo dos aluguéis comerciais. Entre outras coisas, o decreto estabelece que o aluguel de qualquer estabelecimento comercial "não poderá exceder os 250 bolívares (40 dólares no câmbio oficial) por metro quadrado".

Além disso, criou leis econômicas que limitam os ganhos das empresas e controlam as transferências de dinheiro. O presidente destacou que seu objetivo é proteger a classe média venezuelana, sobre a qual "mais especula a burguesia".

É certo que a Fedecámaras (associação de empresários) e a Mesa da Unidade (oposição) criticarão este decreto", disse Maduro ao inaugurar uma obra do Metrô. Segundo ele, "é a mesma Fedecámaras de sempre, que durante um século esteve no poder e saqueou este país (…) que liderou o golpe de Estado contra o comandante Hugo Chávez em abril de 2002".

Da redação do Vermelho.
Com informações das agências de notícias