EUA continuam ataques assassinos com drones no Afeganistão

Apesar da ampla condenação internacional pela morte de um menor de idade em um ataque aéreo estadunidense no Afeganistão, os Estados Unidos continuam sua ofensiva no território afegão.

Na madrugada desta terça-feira (3), mais uma vez os Estados Unidos utilizaram um avião não tripulado (drone) para levar a cabo um ataque na província oriental de Kunar, incidente no qual ao menos cinco personas morreram.

Não está claro ainda se as vítimas são civis ou combatentes da milícia Talibã, mas uma autoridade policial anunciou que todas as mortes são de membros da milícia, incluído um de seus comandantes.

Apesar de que o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, condenou o bombardeio de 28 de novembro das forças estadunidenses a uma casa no sul do país, quando um menor perdeu a vida e duas mulheres ficaram feridas, os ataques com drones estadunidenses aumentaram nos últimos dias de forma significativa.

No domingo passado, ao menos dois afegãos morreram em um ataque aéreo levado a cabo pelas forças estrangeiras lideradas pelos EUA na província de Zabul, no sul do país, enquanto mais duas pessoas pereceram no sábado em um ataque similar na província de Nuristan, no leste.

Os frequentes ataques de drones estadunidenses em várias províncias afegãs, lançados nos últimos meses contra os grupos armados, provocaram um notável crescimento do sentimento contrário ao imperialismo estadunidense neste país centro-asiático.

A invasão de Washington e seus parceiros ocidentais no Afeganistão em 2001 afastou o grupo Talibã do poder, mas tornou o país ainda mais instável. 

Hispan TV