Síria e Irã fortalecem cooperação estratégica

As recentes conversações oficiais entre autoridades iranianas e sírias em Teerã deram um novo impulso às relações bilaterais estratégicas entre os dois países.

Segundo informou nesta terça-feira (3) ao Conselho de Ministros o primeiro-ministro sírio, Wael al-Halaki, os diálogos foram frutíferos e abriram novas perspectivas que poderiam reforçar a cooperação em todas as esferas.

Durante as reuniões mantidas com as autoridades iranianas, disse, se abordou a coordenação das posturas de cada nação a respeito da conferência de Genebra 2 sobre a Síria, prevista para o próximo dia 22 de janeiro de 2014.

Neste sentido, revelou Al-Halaki, ambas as partes confirmaram que assistirão a esse conclave sem impor condições prévias.

Damasco e Teerã concordaram que o diálogo político deve ser realizado entre os próprios sírios, e tudo o que for decidido nessa conferência de paz será submetido a um referendo popular através das urnas.

Ao referir-se à cooperação econômica bilateral, o chefe de governo disse que firam ativados os acordos firmados entre as duas partes, assim como a linha de crédito oferecida pelo Irã à Síria.

Também na reunião do Conselho de Ministros, Al-Halaki revisou o estado da economia e o setor dos serviços e deu instruções para a ativação dos trabalhos nas instalações produtivas, apoiar o setor industrial, assim como trabalhar para alcançar a segurança alimentar, industrial e médica.

Prensa Latina