BA: Ação da SETRE equipa empreendimentos solidários

Aproximadamente 40 empreendimentos da Arte Rede Solidária (Arsol) receberam, na última quarta-feira (4/12), geladeira, estufa, microondas, fogão, freezer, fardamento e máquina de costura, além de toldos, mesas e cadeiras. Os equipamentos foram entregues pela Associação Sol Nascente, uma das entidades contempladas pelo Edital de Redes I, da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A ação, que faz parte do programa Vida Melhor, do Governo do Estado, objetiva fomentar a inclusão socioprodutiva e ampliar os empreendimentos para atender às demandas das cadeias produtivas. Por meio da Associação Sol Nascente, a Arsol recebeu R$ 487 mil do total de R$ 7 milhões liberados para 18 entidades.

Os empreendimentos beneficiados são de Salvador, Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Simões Filho, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Catu, Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Jaguarari, e desenvolvem atividades nas áreas de corte e costura, alimentação e artesanato.

A coordenadora de Formação e Fomento da Superintendência de Economia Solidária da Setre, Tatiana Reis – que representou o superintendente Milton Barbosa no evento -, disse ter acompanhado, desde o início, a formação da rede de empreendimentos. Para ela, a iniciativa representa uma “chance de melhorar a vida e aumentar a renda de muitas famílias”.

Melhoria da renda

Um exemplo é Valdeci de Souza Santos, líder da Associação de Artes Mãos Criativas, do município de Catu, que produz toalha, jogo americano, blusas, bolas, peso de porta, almofadas, entre outras peças artesanais. Formado por 15 mulheres, o grupo recebeu máquinas de costura, tecido, linhas, barbante, agulhas e outras matérias-primas. “Com esse material, teremos a chance de aumentar nossa produção e melhorar a renda de, pelo menos, mais 15 famílias em nosso município”.

Segundo Katia Aparecida Santos, assessora da Arsol, a entrega dos equipamentos marcou o encerramento da primeira fase do projeto, que tem como objetivo fortalecer a rede e os empreendimentos por meio de formação e entrega de equipamentos. “A segunda fase vai constar de formação, assistência técnica e implantação de um espaço na Rua Carlos Gomes, no centro de Salvador, para venda de confecções, artesanato e alimentos produzidos por esses empreendimentos”.

Fonte: Secom-BA