Sorteio dos Jogos da Copa 2014 movimenta Costa do Sauípe (BA)
Nesta sexta-feira (06/12), os olhos de todo o mundo estiveram voltados para a Costa do Sauípe, na Bahia, local em que aconteceu o Sorteio Final da Copa 2014. Cerca de dois mil jornalistas de 180 países participaram da cobertura do evento, que deve ter sido assistido por 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.
Publicado 06/12/2013 20:18 | Editado 04/03/2020 16:16
A cerimônia teve início com um vídeo em homenagem a Nelson Mandela, que faleceu na quinta-feira (05), em Joanesburgo, África do Sul. Na sequência, foi a vez da música com a cantora Alcione e o rapper Emicida. Eles abriram caminho para a entrada da presidenta Dilma Rousseff e do presidente da FIFA, Joseph Blatter.
Dilma pediu um minuto de silêncio em mais uma homenagem a Nelson Mandela, depois disse que essa Copa tem um significado especial. “Somos o país do futebol, ele está no coração de todos os brasileiros. Pela primeira vez teremos todos os campões reunidos na disputa e times dos cinco continentes. Estamos muitos felizes, sejam todos muito bem vindos e faremos, juntos, uma grande Copa do Mundo”.
Blatter disse que já era hora da Copa voltar ao Brasil. “Ano que vem fazem 60 anos que o Brasil organizou a Copa (em 1950). Nesse período, o Brasil ganhou cinco vezes o troféu, portanto, é justo que esse país faça a Copa.” Ele também fez um apelo aos brasileiros. “Vamos dar ao futebol seu valor no campo e fora dele, peço a população do Brasil, aos 200 milhões de brasileiros. Vamos nos unir na Copa, ela é para vocês e vai ser maravilhosa.”
A festa ainda teve a participação de Pelé, Ronaldo Fenômeno, Bebeto, Marta, Vicente Del Bosque (técnico da seleção espanhola) atletas e treinadores de 32 seleções do mundo. O sorteio foi realizado por um time de campeões do mundo, entre eles o argentino Kempes, o italiano Canavarro, o alemão Matthaus, o francês Zidane, o uruguaio Ghiggia e o brasileiro Cafu.
Sorteio
A Bahia sediará jogos entre Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal, Suíça x França, Bósnia-Herzegovina x Irã, na primeira fase da Copa 2014. As partidas estão marcadas para os dias 13, 16, 20 e 25 de junho, na Arena Fonte Nova.
Na segunda fase da Copa do Mundo, quando sediará dois jogos, a Bahia pode receber ainda as seleções Alemanha, EUA, Bélgica, Colômbia, Uruguai e Itália e o Brasil, caso a seleção canarinha fique em segundo lugar no seu grupo e chegue às quartas-de-final.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências