Colômbia: Farc anunciam trégua unilateral por um mês

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste domingo (8) que iniciarão um período de cessar-fogo unilateral por 30 dias, a partir do dia 15 de dezembro. O anúncio foi feito um dia depois de a guerrilha ter atacado um quartel militar na cidade de Inzá, departamento de Cauca, que matou nove pessoas (seis militares e três civis) e deixou 50 feridos.

"De maneira unilateral ordenamos a todas as nossas unidades guerrilheiras e milícias um cessar-fogo e de hostilidades por 30 dias, a partir da meia-noite de domingo (15), em resposta a um clamor nacional”, destaca o comunicado assinado pelo "Estado Maior das Farc, das montanhas da Colômbia", lido pelo guerrilheiro, Pablo Catatumbo um dos negociadores da guerrilha, em Havana, Cuba.

As Farc, entretanto, advertiram que revidarão caso suas unidades sejam atacadas. No comunicado as Farc também pedem que o governo do país adote a mesma medida, de cessar-fogo, “devolvendo o gesto de boa vontade em favor da paz que a guerrilha decidiu tomar”.

Ocasionalmente as Farc anunciam períodos de cessar-fogo unilateral, em épocas de festividades de Natal e Ano Novo. No ano passado, com os diálogos iniciados há poucas semanas, a guerrilha suspendeu os ataques durante quase dois meses entre novembro de 2012 e janeiro deste ano.

Além do anúncio, a guerrilha e o governo também encerraram o 17º Ciclo de Conversações pela Paz, na capital cubana. Os negociadores das partes envolvidas apresentaram um comunicado conjunto anunciando o término do ciclo. Eles divulgaram um relatório sobre o Acordo parcial da participação política, firmado no mês de novembro. Entretanto, não houve anúncio de possíveis avanços no item em discussão no momento: solução para o problema das drogas.

As conversações serão retomadas no dia 17 de dezembro, data prevista para o início do 18º Ciclo de Negociação.

Com Agência Brasil