Farc ressaltam necessidade de Assembleia Constituinte na Colômbia

"As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) estão trabalhando para apresentar o desenho completo desenho da Assembléia Nacional Constituinte que propõem, afirmou o membro da guerrilha, Andrés Paris em entrevista à Prensa Latina nesta terça-feira (10). 

Paris, integrante da delegação insurgente nos diálogos de paz com o governo colombiano, considerou evidente que na conjuntura atual a Constituinte traria força e vigor.

A equipe guerrilheira faz questão de reforçar a necessidade de convocar a uma Assembléia Nacional Constituinte, e qualificou-a de "chave da paz", uma proposta que a administração do presidente Juan Manuel Santos tem recusado.

Leia também:
Colômbia: Farc anunciam trégua unilateral por um mês
Há saída para os conflitos na Colômbia?
Por que a paz na Colômbia depende dos camponeses?

Na opinião de Paris, "a Constituinte será a alternativa para o governo atual ou o que lhe suceda na perspectiva de fazer as mudanças e as transformações".

O membro do grupo guerrilheiro reiterou que as Farc recusa o referendo unilateral planejado pelo governo e recordou que essa iniciativa não consultou os delegados da mesa de conversas que ocorre em Cuba.

Ambas delegações, que protagonizam as discussões na capital cubana, Havana desde novembro de 2012, iniciaram no mês passado a busca de soluções ao problema das drogas ilícitas, depois de atingir consensos nos temas de desenvolvimento agrário e participação política.

Fonte: Prensa Latina