Governo envia tropa para dar assistência à população de Lajedinho

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) informou que o governador Jaques Wagner tem acompanhado os acontecimentos ocorridos no município de Lajedinho, na região da Chapada Diamantina. As chuvas fortes que ocorreram no último final de semana destruíram parte do município e deixaram um saldo de 11 mortos, 6 desaparecidos e, pelo menos, 200 desabrigados.

“Não há nada que possa amenizar a dor pela perda de vidas, porém, neste momento de aflição, quero me solidarizar com os familiares e toda a população da cidade. O governo coloca à disposição das vítimas os recursos possíveis para minimizar seu sofrimento”, disse o governador, através da Secom.

No comunicado, Wagner também pede que a população de todo o estado ajude no socorro ao município atingido. “Peço aos baianos que se mobilizem para ajudar os moradores de Lajedinho. Todo apoio é válido e importante para pessoas que perderam tudo”, completa.

Cerca de 70 casas foram destruídas pela força da água das chuvas e os desabrigados estão alojados, temporariamente, nas escolas públicas do município. A assistência aos moradores está sendo feita pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), da Saúde (Sesab) e da Segurança Pública (SSP).

Equipes da Defesa Civil foram deslocadas para a cidade e o vice-governador, Otto Alencar, juntamente com técnicos, esteve neste domingo (8/11), na área atingida para dar início às ações do governo no local.

Para o auxílio, principalmente, na busca dos desaparecidos, a Secretaria da Segurança Pública deslocou homens da Polícia Técnica, bombeiros, policiais civis e militares com cães farejadores.

De Salvador,
Erikson Walla
*Colaborou Secom/BA