Cebrapaz e IAPAZ participam do Fórum Mundial de Direitos Humanos

Desta terça a sexta-feira (10 a 13/12), cerca de 8 mil pessoas de todo o mundo se reúnem em Brasília durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos. O encontro inclui atividades diversas, como conferências e debates, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a temática. O evento marca também os 65 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, a base de luta universal contra a opressão e a discriminação e em defesa da igualdade, dignidade e direito dos cidadãos.

Mas, apesar da consolidação do documento no final da década de 40, há dificuldades no cumprimento das determinações e alguns setores da sociedade, como a população indígena, enfrentam muita dificuldade para garantir os próprios direitos. Para discutir mais sobre esse e outros temas relacionados, o Cebrapaz realiza a mesa redonda Direitos Humanos e a Paz, na quarta (11/12), das 10h às 12h.

Em Salvador, como parte das atividades, foi realizada, nesta terça-feira (10/12), sessão especial pelo IAPAZ, através do deputado estadual Álvaro Gomes, na Assembleia Legislativa. De acordo com o parlamentar, a data foi escolhida por marcar a passagem dos nove anos da Lei Estadual, de autoria dele, que estabelece o 10 de dezembro, dia da Declaração Universal de Direitos Humanos, como o Dia da Cultura da Paz com Justiça Social na Bahia.

Para o deputado defender os direitos humanos é o caminho para a conquista da paz. “Essa questão é fundamental. Essa luta é em defesa da democracia, direito à vida, à saúde, à moradia, ao lazer, trabalho digno, combate à discriminação e preconceito. Hoje, mais do que nunca, temos que seguir firmes nesta luta”.

De Salvador,
Maiana Brito