Comitê Estadual do PCdoB vai discutir novo sistema de direção
O novo Comitê Estadual do PCdoB, eleito na última conferência, em outubro, vai se reunir pela segunda vez, em Salvador, no próximo sábado (13/12), e no domingo (14), a partir das 9h, no Hotel Sol Barra, localizado no bairro da Barra. Dessa vez, os 63 integrantes do comitê decidirão pelo novo sistema de direção.
Publicado 10/12/2013 15:50 | Editado 04/03/2020 16:16
O novo sistema leva em conta a ampliação da estruturação do Partido no Estado. Já definida está a previsão de que todos os 63 integrantes deverão ter tarefas definidas em âmbito estadual.
Por enquanto, só estão definidos o presidente – deputado federal Daniel Almeida, único que foi escolhido ainda durante a conferência – e a Comissão Política, que é formada por 25 dirigentes, eleitos na primeira reunião do comitê estadual, no último dia 3 de novembro.
Na pauta da reunião, também está uma discussão sobre os elementos estruturantes para a realização de uma análise do PCdoB sobre o governo Wagner, que caminha para o último ano. Além disso, haverá um diálogo sobre participação do Partido na construção da chapa majoritária para as eleições de 2014.
Comissão Política
Considerada a instância que exerce a direção do partido entre as direções do Comitê Estadual, a Comissão Política será reafirmada na função, durante a reunião, e ganhará um funcionamento mais regular. A intenção é promover encontros mais freqüentes, a exemplo do que acontece com a Comissão Política Nacional, que se reúne, em média, a cada 20 dias.
Com a mudança, se espera permitir que os 25 integrantes exerçam a função de elaboração e monitoramento da política do PCdoB no estado. Para que isso se efetive, a tendência é que o Secretariado (Comissão Executiva) seja reduzido em sua composição.
De Salvador,
Erikson Walla