Evo Morales destaca avanços dos Direitos Humanos na Bolívia

O presidente boliviano, Evo Morales, destacou nesta terça-feira (10) os passos dados pela Bolívia no acesso aos serviços básicos, os quais considerou "direitos humanos imprescindíveis".

Evo Morales

Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio Quemado, o chefe de Estado se referiu aos passos dados pelo país como uma garantia aos direitos humanos individuais e coletivos e à socialização da riqueza.

Morales se referiu, sobretudo, à socialização dos recursos básicos, os quais considerou como um direito humano constitucionalizado, e agregou que a Bolívia encara uma batalha pelos direitos da "Mãe Terra".

"Sabe-se que aqui os direitos humanos são respeitados, e não somente os direitos individuais, até porque o Estado Plurinacional passou dos direitos individuais aos direitos coletivos. Mas a questão não se encerra aí, porque agora estamos em outra batalha pelos direitos da 'Mãe Terra'", insistiu.

Morales fez referência ao tema em comemoração à Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento adotado pela Assembleia Geral da ONU em sua resolução 217, de 10 de dezembro de 1948, em Paris.

O presidente boliviano também mencionou os avanços adquiridos com relação à defesa da "Mãe Terra" e como isso atualmente faz parte da agenda de debate da ONU.

Em outra parte de sua intervenção, pediu ao presidente estadunidense, Barack Obama, que em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela – de cujo funeral ele participou – os Estados Unidos deixem de uma vez por todas de invadir outros países

Fonte: Prensa Latina