Feira na USP tem livros com 50% de desconto

Os melhores dias para se comprar livros em São Paulo estão chegando. Acontece no mês de Dezembro a 15ª Festa do Livro da USP. No evento, 160 editoras de todo o país vão vender seus títulos com no mínimo 50% de desconto. A feira acontece na Escola Politécnica entre quarta e sexta-feira (de 11 a 13 de dezembro).

Feira - Divulgação

Há títulos para todos os gostos: desde livros acadêmicos, de história e sociologia, até livros de arte, culinária, quadrinhos e infantis. Frequentadora assídua do evento, a coordenadora pedagógica Karina de Figueiredo aproveita a variedade. “Compro de quadrinhos de ficção científica a livros teóricos da minha área de trabalho. Sou muito eclética e adoro ler”, afirma.

Formada em história pela USP, Karina compra seus livros na feira desde a primeira edição, em 1998. De lá para cá, muita coisa mudou. Márcio Pelozio, diretor comercial da Edusp (Editora da USP, que organiza o evento), conta que no início eram 12 editoras e um público bem menor que o atual.

Quinze anos depois, o número de estandes se multiplicou, e o público aumenta a cada ano. Em 2012, foram 35 mil pessoas por dia. Para este ano, a expectativa é chegar a um público diário de 40 mil.

Público externo

Além de ter crescido, o público da feira também está cada vez mais diversificado, afirma Pelozio. Segundo ele, no ano passado metade dos frequentadores eram pessoas que não estudam nem trabalham na USP. A mudança também foi percebida por Karina. “Hoje o público não é somente acadêmico. Tem muitas mães que vão com os filhos, por exemplo”, relata.

Entretanto, na opinião de estudantes, a abertura para a população de fora deveria ser maior. “A feira não é divulgada fora da universidade. Então, acaba vindo só um público mais intelectual de classe média”, afirma Luiza Troccoli, aluna do terceiro ano de Letras. O diretor comercial da Edusp reconhece que não há divulgação fora da USP, mas afirma que a organização considera a mudança no público positiva. “Vemos com bons olhos, pois acreditamos que assim expandimos o acesso aos livros”, afirma Pelozio.

Editoras pequenas

A feira reúne desde editoras grandes, como Companhia das Letras e Globo, até casas pequenas, como Papagaio e a Expressão Popular. Para a coordenadora pedagógica Karina de Figueiredo, esse é um dos principais atrativos do evento. “Gosto de ver o que as editoras menores estão publicando, é mais difícil encontrá-las nas livrarias”, afirma.

Para essas editoras, é uma oportunidade de mostrar suas publicações, afirma Fábio Pereira, da Expressão Popular. “Trabalhamos com livros de formação política, e a feira é uma vitrine para o nosso catálogo”, afirma.

15ª Festa do Livro da USP

Quando: 11, 12 e 13 de dezembro, das 9h às 21h

Onde: Escola Politécnica da USP – Cidade Universitária – Butantã

Acessos: Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 ou Av. Prof. Mello de Moraes

Informações: [email protected] ou edusp.com.br/festadolivro

Fonte: Brasil de Fato