Governador, secretários e ministro visitam Lajedinho

O governador Jaques Wagner, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e os secretários estaduais Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) e Rui Costa (Casa Civil), estiveram em Lajedinho, na Chapada Diamantina, na segunda-feira (9/12), para avaliar a situação da cidade atingida por uma forte chuva na noite no final de semana.

Durante o temporal, 202 casas foram destruídas, 16 pessoas morreram, 840 estão desabrigadas, uma pessoa ainda está desaparecida. Para atender as vítimas, um centro de operações foi montado na Escola Ana Lúcia de Lima e voluntários da Cruz Vermelha ajudam no atendimento e distribuição de cestas básicas, água, remédios e cobertor.

A prioridade neste momento é prestar assistência à saúde da população e, por isso, uma enfermaria provisória foi montada. Ao mesmo tempo, equipes do Corpo de Bombeiros trabalham para retirar os escombros dos imóveis destruídos e percorrem o leito do rio na tentativa de localizar a vítima que ainda está desaparecida.

"Fiz questão de ver de perto essa situação, em solidariedade às famílias enlutadas, ao prefeito e a todos da cidade. É uma cidade pequena e, proporcionalmente, esse volume de destruição e perda de vidas é muito grande. A primeira preocupação é com a questão da saúde, por isso o Estado trouxe um especialista nessa área. Agora, estamos tratando com o prefeito para fazer o levantamento de tudo que foi perdido", comentou o governador.

Wagner disse ainda que a presidente Dilma está acompanhado todos os acontecimentos em Lajedinho e que o objetivo é agir rápido para minimizar o prejuízo e sofrimento dos desabrigados.

União

O Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional estão unindo esforços para reconstruir a cidade. Diante do sofrimento da população, os moradores e prefeitos de cidades vizinhas não param de chegar a Lajedinho com doações, como roupas e alimentos.

A Defesa Civil orienta que as casas sejam reconstruídas na parte alta da cidade para evitar que situações como essa aconteçam novamente. Sobre as moradias, o governador disse que "já tínhamos um conjunto de 40 casas sendo construídas aqui pelo Minha Casa, Minha Vida. Em função do desastre, a gente vai trabalhar para trazer novos investimentos e reconstruir a vida das pessoas em local seguro".

O ministro Fernando Teixeira ressaltou que os moradores podem contar com o apoio do governo. "Vai ser preciso reconstruir tudo na parte alta da cidade. O Ministério da Integração está aqui para apoiar os desabrigados e ajudar a prefeitura e o governo do Estado."

Fonte: Secom