Jequié: TCM orienta gestores da região sobre prestação de contas

Com objetivo de orientar os gestores municipais na prestação de contas, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado (TCM-BA) está levando palestras sobre o tema a algumas regiões da Bahia. Na próxima sexta-feira (13/12), o tribunal chega ao município de Jequié, no Centro Sul, quarta cidade baiana a receber a comitiva.

O evento acontece no Teatro Municipal de Jequié, localizado na Avenida Rio Branco, no Centro, a partir das 8h e até às 18h. A expectativa é de que representantes de outros 28 municípios, que também fazem parte da 6ª Inspetoria Regional de Controle Externo, compareçam.

Segundo o TCM, a finalidade do projeto é “apresentar métodos aplicados na apreciação das contas municipais, orientando os gestores, sob a ótica de contribuir para uma atuação cada vez mais qualificada”. Estão na pauta de discussão as despesas de pessoal, a prestação de contas, a licitação, os contratos e a rejeição de contas.

Através da assessoria de imprensa, o presidente do Tribunal, Paulo Maracajá, afirmou que “esta é a forma mais direta da Corte de Contas contribuir com a boa utilização dos recursos públicos”. Para ele, grande parte dos gestores que erram, não fazem por má-fé e sim por desconhecimento da legislação vigente, que é “sempre mais dinâmica e exigente”.

O encontro em Jequié é o último desse ano. As novas edições só acontecem em 2014, com datas ainda a serem confirmadas para os municípios de Ilhéus, Irecê e Alagoinhas.

De Salvador,
Erikson Walla