Ameaça de explosivos provoca evacuação de aeroportos na Ucrânia

A evacuação dos aeroportos Borispol e Juliani, além de duas estações ferroviárias depois de ameaças telefônicas de colocação de explosivos, aumentaram nesta sexta-feira (13) a tensão em Kiev, submersa no caos depois de duas semanas de protestos de rua.

Em declarações à rádio ucraniana, um porta-voz da polícia confirmou que foram evacuados mais de mil passageiros nos terminais B e D do aeroporto de Borispol, e que ao menos cinco vôos estavam atrasados.

Também o público e o pessoal do terminal aéreo de Juliani, segunda em importância de Kiev, tiveram de se retirar de maneira preventiva ante um alarme de atentado com bomba.

Bombeiros com cães e meios técnicos verificarão também sobre o terreno na estação ferroviária central e na Yújni, informou a fonte policial.

Quatro estações centrais do comboio subterrâneo foram igualmente fechadas na segunda-feira última depois de um telefonema de um indivíduo sem identificar, quem anunciou o minado dessa zona, segundo a agência de notícias Ukrainform.

O metrô quievita circulou durante várias horas sem parar nas estações Teatralnaya, Zolotoye Vorota, Krechtchatik e Plóchad Nezavisimosti (Praça da Independência).

As entradas e saídas desses pontos habitualmente coincididos foram fechados, enquanto bombeiros e outros especialistas inspecionavam essa área, mobilizados por um falso alarme.

Fonte: Prensa Latina