Presidente palestino recusa presença militar israelense

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, recusou a proposta de presença militar israelense em um futuro Estado independente, durante as conversas realizadas na quinta-feira (12) com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, informaram fontes palestinas nesta sexta-feira (13).

A proposta, apresentada por Kerry, foi recusada pelo presidente Abbas, disse uma fonte palestina aqui em condição de anonimato, e a falta de um comunicado oficial sobre o resultado da conversa durante a nona visita do chefe da diplomacia estadunidense ao Oriente Médio desde que assumiu o cargo no início do ano.

Kerry se encontrará nesta sexta com o premiê israelense, Benyamin Netanyahu, mas a reunião atrasou-se por causa de uma nevasca que açoita a Palestina e Israel devido a uma frente fria proveniente da Europa setentrional.

O presidente também entregou uma carta a seu interlocutor, na qual estão as linhas vermelhas palestinas nas negociações, marcadas pelo hermetismo solicitado por Kerry para evitar vazamento de informação.

Apesar das precauções, a conversa foi suspensa pela retirada da delegação palestina, em protesto, depois do anúncio de que o governo israelense autorizou a construção de 20 mil moradias para israelenses em terrenos expropriados à força na Cisjordânia e no leste de Jerusalém, que os árabes chamam Al Quds.

Até a data, não está anunciada a retomada dos contatos, nem se conhece a identidade dos integrantes do grupo negociador palestino, pois o anterior apresentou sua renúncia ao presidente Abbas, que se absteve da aceitar.

Fonte: Prensa Latina