Alba se reúne nesta terça para consolidar integração regional

A Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) e a Petrocaribe se reúnem nesta terça-feira (17), em Caracas, para o estabelecimento do Tratado Constitutivo Eco-Alba e a criação de uma zona econômica entre ambas as entidades de integração.

"Talvez já estejamos em condições de assinar o tratado constitutivo Eco-Alba, que é o espaço econômico de nossa Aliança, e avançar na conformação da zona econômica com a Petrocaribe", disse o chanceler venezuelano Elias Jaua.

No encontro desta terça-feira em Caracas, também se dialogará sobre a eventual criação de zonas econômicas com a Petrocaribe e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), no qual a Venezuela ocupa a presidência temporária.

O Espaço Econômico do Organismo (Eco-Alba) será um intercâmbio social, sem nenhum interesse mercantilista, a fim de fortalecer as regiões através de convênios bilaterais em suas diferentes áreas, disse o secretário-geral da Alba, Bernardo Álvarez

Para ele, trata-se de um acordo marco internacional, assinado pelos presidentes desse organismo, em Caracas, em 4 de fevereiro de 2012, com a finalidade de criar uma zona econômica de desenvolvimento compartilhado interdependente, soberano e solidário.

A Alba, instância de cooperação regional nos campos político e econômico, foi impulsionada pelo falecido presidente venezuelano Hugo Chávez e o líder cubano Fidel Castro.

Além de Venezuela e Cuba, este sistema de integração é formado por Bolívia, Nicarágua, Dominica, Equador, San Vicente y Granadinas e Antigua y Barbuda.

Já a Petrocaribe – acordo energético – surgiu em 2005, e é integrada por Antigua y Barbuda, Bahamas, Belize, Cuba, Dominica, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, República Dominicana, San Cristóbal y Nieves, Santa Lucía, San Vicente y Granadinas, Suriname e Venezuela.

Prensa Latina