Alba e Petrocaribe criam Zona Econômica de Desenvolvimento

A 2ª Cúpula Extraordinária da Alianza Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP) e Petrocaribe, realizada em Caracas, decidiu avançar na criação de uma Zona Econômica de desenvolvimento compartilhado da Alba-Petrocaribe com o Mercosul, como informou o presidente venezuelano Nicolás Maduro, nesta quarta-feira (18), em seu Twitter.

Maduro apresenta documento que cria Zona Econômica Petrocaribe-Alba-TCP em Caracas,
Venezuela| Foto: AVN

Maduro apresentou o conteúdo do documento criador da Zona Econômica Petrocaribe-Alba-TCP, que será apresentado ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) como principal ponto da cúpula deste bloco, que será realizada em janeiro em Caracas, Venezuela.

"É uma zona para o livre comércio, chamado assim, é uma área para o desenvolvimento compartilhado, conjunto, para o desenvolvimento socioeconômico, estamos nos blindando, em primeiro lugar, estamos lutando contra a fome, lutando pela saúde, pela educação (…) por um desenvolvimento equitativo, justo", explicou o presidente chavista.

Os Estados membros da Petrocaribe aprovaram a adoção de um plano de ação, juntamente com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), para alcançar a erradicação da fome e da pobreza na região.

Trata-se de “um plano especial (…) para seguir avançando, a segurança e a soberania alimentar de nossos povos, seguir avançando e compartilhando investimentos, experiências, ações, que promovam o desenvolvimento alimentício, agroalimentar, agroindustrial, os serviços de alimentação , a alimentação como um direito humano, um direito social”, afirmou Maduro, que concluiu: “Seremos territórios de felicidade e vida!”.

O mandatário informou ainda que “foi criada a Universidade de Ciência da Saúde de Alba para formar os profissionais que precisam de nossos povos”.

Outras resoluções

Os países participantes aprovaram as seguintes medidas:

  • Apoio à posição dos países que na 68ª Assembleia Geral da ONU rechaçaram a injusta e genocida política de bloqueio por parte dos Estados Unidos contra Cuba;
  • Repúdio à campanha midiática travada pela empresa transnacional dos EUA, Chevron Texaco, contra a República do Equador que pede indenização por danos ambientais gerados na Amazônia.
  • Respaldo à demanda da Bolívia por uma saída para o mar.
  • Pesar pela morte de Nelson Mandela;

Da Redação do Portal Vermelho,
com agências